Os vereadores do Parlamento Jovem se reuniram na última quinta-feira, 23, para a realização da 5ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa, da 10ª Legislatura, sendo a última Sessão do ano de 2023. A Sessão iniciou com a Execução do Hino Nacional, leitura do texto Bíblico e do texto do Estatuto da Criança e Adolescente.
Os vereadores jovens Isabella Ferrari Soares do Amaral, Kauê Nicollas Ribeiro, Thais Emanuelle de Moura, Vinícius Davi Arent, Heitor Lana da Silva e Ryan Diniz, fizeram uso da tribuna.
Na Ordem do Dia foi votada a Moção de Apoio ao Projeto de Lei nº 2.630, de 2021, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH), bem como ao Projeto de Lei nº 4.308/2021 que propõe a concessão de tempo adicional para pessoas portadoras de transtorno de déficit de atenção, dislexia e TDAH realizar qualquer atividade avaliativa, prova ou trabalho, como forma de equidade, e garantia de um processo de aprendizagem de qualidade. A Moção é de autoria do vereador jovem Ryan Diniz e foi aprovada por 12 votos. Agora seguirá para publicação na forma regimental.
Na sequência, foi realizada a eleição para a Mesa Diretora do ano que vem. Três chapas se inscreveram. A votação ocorreu de forma nominal e aberta.
A chapa vencedora, que recebeu cinco votos, é composta pelos vereadores jovens: presidente Luiza Mezadri Leandro, vice-presidente João Vitor Moratelli e secretária Thais Emanuelle de Moura.
Após, foram definidos os membros que irão compor as Comissões Permanentes em 2024. Para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final: presidente Isabella Ferrari Soares do Amaral, vice-presidente Isabela Cristina Girardi Borchardt e membro Isabella Barrinuevo Chagas. Suplentes João Vitor Moratelli e Rafaella Nones Lach.
Para a Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas: presidente Kauê Nicollas Ribeiro, vice-presidente Taina Kopsch e membro Nicole Reis Cainelli. A suplente é Thais Emanuelle de Moura.
E para a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social:
presidente João Paulo Lyra Espindola, vice-presidente Vinicius Davi Arendt e
membro Eric Koepsel. Como suplente ficou Elyandra Thaynara Riser Simas.
A nova presidente, Luiza Mezadri Leandro, ao final da Sessão, convocou os vereadores para a Sessão Solene de Abertura da 2ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura, que acontecerá no dia 1º de março de 2024, às 14h30.
“Foi uma sessão que trouxe muitas emoções, devido a eleição e também a despedida dos vereadores jovens Ryan, Heitor e Francine. Em apenas seis meses já percebemos que cada um deles já se tornou um cidadão mais consciente”, ressalta a coordenadora do Parlamento Jovem Maike Leticia Link Bianchini.
Mudança de vereadores para 2024
Para o próximo ano três vereadores jovens deixam o Parlamento Jovem pois irão estudar em outra Escola para ingressar no Ensino Médio, pois o mandato pertence à Escola. São eles: Ryan Diniz (da Escola Municipal Professor Nestor Margarida), Francine Luize Laemmel (da Escola Municipal São Roque) e Heitor Lana da Silva (da Escola de Ensino Fundamental Professor Emir Ropelato).
Assumem as vereadoras suplentes: Elyandra Thaynara Riser Simas (da E.M. Prof. Nestor Margarida), Rafaella Nones Loch (da E.M. São Roque) e Isabella Barrionuevo Chagas dos Santos (da E.E.F. Prof. Emir Ropelato).
Elyandra, Rafaella e Isabella estavam presentes nesta última Sessão do ano.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
ROMAN RAITER - JUSTIÇA AO OASE